
19.JUL
2025
Nydala é o nome de um lago de Umea. Ele aparece em vários lugares da cidade e cada reentrância é um mundo à parte. Especificamente, vamos falar aqui do local onde foi o casamento de Gaia, às margens do Nydala. O lago é muito grande e a ideia aqui é falar apenas do que vimos.
O espaço é administrado por uma congregação religiosa. Existe um salão grande e uma imensa janela/porta que oferece a visão do lago. No complexo, tem quadras, torre de escalada, trilhas e um pier que dá acesso ao lago. No interior do prédio há uma cozinha bem montada com estrutura industrial que facilita muito a limpeza do pós comemorações (penso seriamente em comprar uma lavadora de pratos industrial como a que vi! ;))
O casamento de Gaia e Jakub foi muito suave. Começamos as 16h00 e às 23h00 ainda tínhamos a presença do sol. O nascer estava previsto para as 3h00. Desta forma, não houve anoitecer, mas só um clarão variando de intensidade. Só estando no lugar para entender a dinâmica da luminosidade em um lugar tão próximo ao círculo polar ártico.
No dia anterior tivemos uma pré estreia, com uns 30 amigos de Gaia e Jakub que ajudaram na decoração e preparação do lugar para o dia seguinte. Assumi a churrasqueira para assar salsichas, linguiças e hambúrguer. Missão bem suave e sem riscos de dar errado. Destaque especial para os amigos de Gaia: Francine, Aninha, Rebeca e Rob, que ajudaram muito na organização do evento e literalmente, pegaram no pesado.
No dia do casamento tivemos um churrasqueiro que performou um churrasco adaptado, mas muito bom (gostei da estrutura dele, pensei também em comprar uma máquina de churrasco naqueles termos ;)). Como eram brasileiros (10%), suecos (30%) e poloneses (60%) o que não faltou foi vodka, cerveja e vinho, a gosto do freguês. Tivemos mesas de doces poloneses e brasileiros, o que deu um toque de multinacionalidade ao evento. Brigadeiro, olho de sogra e pão de queijo nos representaram. Nos fartamos e divertimos muito!
Vi muitas cantorias que precedem as beberagens, danças típicas, músicas típicas de casamento polonês, discursos inflamados e uma animação grande por parte do Leaner (amigo de Gaia que fez as boas vindas quando ela chegou à Universidade de Umea pelo programa sem fronteiras). O microfone aberto deu vazão às homenagens e manifestações de afeto. Foi de fato uma celebração!