15.JUL
2025

Upsala (Suécia)

Upsala

Upsala

Upsala fica bem próxima de Estocolmo, cerca de 30km. Os registros mais antigos da fundação do estado da Suécia são encontrados em Upsala. Muito da mitologia e da história Viking podem ser vistos em áreas específicas. Passamos por lá bem mais tarde que o pretendido. O sol que fica presente até as 22h00 deturpa a noção de aberto/fechado do horário comercial. Chegamos e tudo estava fechado.

Na chegada vimos montes “sacralizados”. Elevações onde os primeiros pretendentes a estabelecer o poder sobre a Suécia se reuniram e fecharam acordos os mais diversos. Algumas placas informativas dão conta destes locais e a ficção se mistura com a realidade.

A parte que visitamos já é resultado dos processos de unificação sociopolítica da Suécia. A primeira foto na sequência é de uma estalagem que conserva suas características do séc. XIII. As igrejas foram marcos importantes e permeiam a construção da história da Suécia.

Os túmulos e lápides que vimos remontam a séculos XVIII e XIX e são de pessoas abastadas, posto que se permitiram enterrar nas cercanias das igrejas que as acolhem. Um olhar mais atento pode oferecer um fio condutor acerca dos que ali permanecem atestando marcas de outra temporalidade.

UpsalaEstalagem Séc. XII
UpsalaUpsala
UpsalaUpsala
UpsalaUpsala
UpsalaUpsala
UpsalaUpsala
UpsalaUpsala
UpsalaUpsala

Lineu (Museu)

Lineu

Ainda na região de Upsala fomos conhecer a casa de Lineu, biólogo que contribuiu muito para a taxonomia moderna. Conhecido pelo nome sueco ou latino – a versão “Lineu” é a latina – os dois nomes se misturam nas narrativas e na documentação disponível no museu.

A casa da família foi transformada em museu e guarda ainda pertences da família. Anteriormente, muitos cômodos da casa possuíam gravuras dos estudos de espécies de plantas que Lineu e seus estudantes colecionavam. Estas eram coladas nas paredes do andar de cima da casa e, com o tempo, foram levadas como souvenires pelos visitantes. Hoje fotos são restritas na área interna, mas pudemos ver, no quarto uma parede recoberta com desenhos originais.

Uma curiosidade são as porcelanas chinesas com motivos florais. Os enviados de Lineu a China iam catalogando novas espécies e traziam sempre um par de porcelanas com os motivos pintados. Com o tempo, ficaram muito valorizadas e passaram a ser preciosidades nas mãos de quem as possuía.

Um dos cômodos da casa era usada para aulas particulares e possuía um púlpito e grandes bancos que comportavam de seis a oito estudantes. A parte de fora da casa é composta por jardins que eram objeto de estudos de Lineu, em um trabalho teórico prático intenso. O passeio pelos jardins do entorno da casa é algo sublime!

LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuCasa/Museu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu
LineuLineu